Planejamento em qualquer viagem que vamos fazer é fundamental, seja a trabalho ou a turismo. Pelo menos para mim que gosto de minimizar os riscos 😉.Portanto não seria diferente para a astrofotografia. nesse post pretendo compartilhar com vocês alguns aspectos que acho relevantes no momento de planejar uma viagem.
Escolha da região
A poluição luminosa (PL) atrapalha muito os astrofotógrafos de céu profundo, você pode minimizar o impacto da PL utilizando determinados acessórios mas eu não recomendaria depender deles para planejar sua viagem. Portanto escolher uma região com pouco PL é fundamental, para isso sugiro utilizar o site Light Pollution Map, uma espécie de Google Maps com informações sobre poluição luminosa.
Procure então por uma região longe dos locais de grande luminosidade, campings e/ou hotéis fazenda mais afastados das cidades podem ser uma boa opção.
Escolha do local
Escolhida a região agora precisamos tentar saber se aquele camping/hotel fazenda vai nos servir. Já passei por alguns lugares que o terreno era muito inclinado, dentro de vales, vista parcial do céu, etc. Esse item do planejamento talvez seja o mais difícil de ter sucesso. O que geralmente faço é entrar em contato com o local para fazer a reserva e explico minhas necessidades. Além disso o Google também pode nos ajudar com imagens do local.
Procure saber se você conseguirá chegar de carro no local de montagem do equipamento e o quão difícil pode ser chegar até ele. Lembre-se que você pode estar levando uns 50Kg ou mais, além de muitos cases e caixas.
Dica: Procure saber se existe algum grupo ou clube de astronomia na sua região. Tente um contato perguntando por locais onde costumam se reunir. Vai ajudar bastante. Aqui em Brasília temos o Clube de Astronomia de Brasília (CASB)
Escolha da data
Tenho costume de me programar usando a versão para celular do site AccuWeather.com, isso porque além dele dar a previsão do tempo, cobertura de nuvens, hora do por do sol, temperatura, etc. Ele ainda nos dá uma ideia qualitativa e quantitativa de como estará o céu para observar as estrelas.
Outro fator importante é a fase da Lua. Se planeje para os dias de Lua Nova. A luz da Lua atrapalha demais os registros de céu profundo.
Escolha dos alvos
Escolher os alvos mais adequados para o seu tipo de equipamento e período do ano vai maximizar sua chance de sucesso. Alguns objetos celestiais estão disponíveis a noite toda, outros apenas no início ou fim da noite. Dê preferência para aqueles que te darão mais tempo de captura e uma janela maior de trabalho. Pode ser que ao finalizar toda a montagem do seu equipamento e acampamento, o objeto já esteja indo embora próximo ao horizonte.
Você pode usar alguns softwares como o Stellarium e Sky Map para Android que irão te ajudar nesse planejamento.
Sky Map
Outro aspecto importante é o tamanho aparente do objeto que você quer registrar em relação ao seu campo de visão (FOV). Tenha certeza de que o objeto caberá no seu campo de visão e para isso você pode usar um site chamado Astronomy Tools
Objeto dentro do campo de visão
Objeto fora do campo de visão
Faça uma anotação de alguns possíveis alvos e leve com você. Com certeza ele terá uma nomenclatura em algum catálogo de objetos de céu profundo, anote. Sugiro ainda identificar algumas estrelas brilhantes previamente, que fiquem próximas aos alvos, vai ajudar depois no alinhamento da montagem equatorial.
Equipamentos & Aplicativos
Sugiro fazer uma limpeza no equipamento antes da viagem, principalmente nos elementos ópticos.
Abaixo um checklist de tudo que costumo levar para as minhas viagens
- Tripé
- Montagem & Contrapesos
- OTA
- Guide Scope
- Câmera principal
- Anel e adaptador T para câmera.
- VisualBack
- Buscadora
- Câmera de guiagem
- Oculares, Redutores focais e Barlows
- Cabos
- Notebook & Aplicativos
- (BackyardEOS, DeepSkyStacker, PHD2, Astrotortilla, etc - Tenha certeza que tudo está funcionando, drivers estão instalados, Sistema operacional funcionando corretamente)
- Ainda sobre os aplicativo, tente configura-los o máximo possível antes da viagem. Alguns precisam de informações como tamanho do FOV, Pixel size, distância focal, etc.
- Laternas (luz branca e vermelha)
- Dew Shield
- DewHeaters para OTA e Guide Scope
- Lona para colocar no chão (Prenda bem ao chão, um vento forte pode derrubar seu equipamento)
- Mesa
- Cadeira/Banco
- Manta térmica para cobrir o equipamento
- Inclinômetro para nivelar o tripé da montagem. Vai ajudar no alinhamento polar.
- Bussola (se possível com offset)
- Baterias para notebook e montagem (lembre de carrega-las)
- Carregador de baterias
- Inversor de energia
- Estabilizador de energia
- Extensão elétrica
- Multiplicador e/ou adaptadores de tomadas
- Ferramentas. Costumo levar chaves philips, fenda, allen, torx. São os tipos de parafusos que identifiquei no meu equipamento.
Bastante coisa! E muito pouco portátil, sei bem!. Você pode resolver tirar isso ou aquilo e tornar seu setup mais portátil e fácil de carregar.
Roupas & Acessórios
Planejando sua viagem você saberá que tipo de roupa levar. No período que temos na região para a astrofotografia costuma fazer um certo frio durante a madrugada. É bom estar preparado para passar por sensações térmicas baixas. Ah leve um repelente!
Se você for ficar em barraca lembre-se que vai trocar o dia pela noite. Quando o sol estiver rachando no céu você vai querer dormir, portanto procure um local fresco para tirar um cochilo na barraca durante o dia. Se quiser investir, dê uma olhada nas barracas blackout e com proteção UV.
Comida
Quando o local oferece comida é ótimo! Mas nem sempre isso acontece, portanto levar comidas de preparo rápido e prático é importante. Além disso algo para beliscar durante a madrugada também ajuda muito.
- Macarrão instantâneo
- Frutas
- Bolachas/Biscoitos
- Água
- Chá/Café
- Suco
Dica: leve uma resistência 12v para usar no cinzeiro do seu carro e ferver a água, uma caneca e uma pequena panela. Assim você poderá fazer todas as suas refeições in loco. Ajuda se o local escolhido para a montagem do equipamento ficar distante.
É isso! Tenha uma boa viagem e bons céus!
Dica (Locais na região):
Hotel Fazenda Araras (próximo a formosa)
Camping PachaMama (chapada dos veadeiros)
Pousada dos anões (chapada dos veadeiros)
@astronomianocerrado