Em meados de Julho e Agosto de 2020 foram observadas três chuvas de meteoros na região de Santa Filomena - PE. Esse evento é raro por ter ocorrido tantas vezes em pouco tempo em uma mesma região e também por ter ocorrido em área urbana/povoada. A maior parte dos meteoritos que tocam a superfície do nosso planeta acabam no fundo dos oceanos ou em áreas não habitadas, tornando mais difícil encontra-los.
A chuva de meteoros chamou a atenção de todo o mundo, muitos pesquisadores e colecionadores lotaram a pequena cidade de 7mil habitantes dando inicio a uma verdadeira "corrida ao meteoro". Meteoritos chegaram a ser vendidos por centenas de milhares de reais em um mercado improvisado no posto de combustível da cidade. O grama inflacionou rapidamente e esse se tornou um meteorito caro. Além dessas questões financeiras, o Santa Filomena levantou questões sobre a venda e propriedade desses objetos.
É importante dizer que não há uma legislação específica no Brasil sobre o comercio desse tipo de artefato, prevalece o modelo dos EUA que da posse ao bem ao cidadão que o encontrou.
Consegui meu exemplar, é um Condrito Ordinário H. Os meteoritos Condritos são da época da formação do sistema solar, possuem aproximadamente 4 5 bilhões de ano. São chamados assim pois são formados por grânulos metais e minerais que existiam na época da formação do sistema solar e não sofreram modificações desde então.
Esse meteoritos são classificados de acordo com sua composição, principalmente na quantidade de Ferro-Níquel e de material orgânico.
Portanto, meteoritos são importantes pois contam detalhes de como nosso sistema solar se formou, são verdadeiras caixas pretas vagando pelo espaço repletas de informação sobre o sistema solar primordial.
Essa crosta escura e em formato arredondado se formam em geral pela.passagem pela atmosfera terrestre.
@astronomianocerrado
No comments:
Post a Comment