Com o sol indo se esconder atrás do Morro da Baleia, entramos na segunda noite! Mais uma vez as nuvens foram embora e logo chegou o frio. Pegamos temperaturas de 6/7 graus.
A noite hoje está reservada para as galáxias. Os 1274mm de distância focal do C8 com redutor são perfeitos para esse tipo de objeto. Fui atrás de duas pequenas galáxias (NGC4567 e NGC4568) que estão em rota de colisão e irão se fundir. São galáxias espirais que fazem parte do grupo local de galáxias em Virgem
Ainda nesse campo de visão é possível notar a presença de mais duas pequenas galáxias desse grupo de Virgem, que deixo identificadas nessa imagem.
Após 3 horas capturando sinal das galáxias em colisão, sigo para uma galáxia espiral na constelação do Pavão. A aparência da nossa Via Láctea seria muito semelhante a NGC6744. A região central em cor mais amarelada é formada principalmente de estrelas mais velhas e frias, ao contrário dos braços de cor mais azulada que possui estrelas mais jovens e quentes. Assim como a Via Láctea que possui a grande Nuvem de Magalhães como uma galáxia satélite, a NGC6744 também possui e pode ser observada nessa imagem (uma pequena nuvem mais abaixo da galáxia no sentido do canto inferior direito)
Céus limpos a todos!
@astronomiaNoCerrado
Rapaz o detalhe da "Nuvem de Magalhães" em outra galáxia achei formidável!
ReplyDeleteQue bom que gostou Renato! Legal que mesmo sendo um detalhe sutil, deu pra verificar na foto!
ReplyDelete