Saturday, July 13, 2019

Dew Shield - Dica de como fazer um



Todos sabemos que qualquer luz parasita e orvalho podem estragar por completo um frame de céu profundo e as vezes nos encontramos em locais próximos a faróis de carro, luzes de poste ou até mesmo luz de lanterna.  Esse tipo de situação incomoda um astrofotógrafo e pode arruinar uma viagem dedicada a captura de DSOs.
Para minimizar esse problema podemos lançar mão de um Dew Shield.
Achar algo tão simples como um Dew Shield no Brasil pode ser uma tarefa difícil, uma minoria tem sorte de achar um a venda em fóruns de equipamentos usados de astronomia, a maioria terá de importar. Esse tipo de acessório para um OTA como o meu chegará com um custo girando por volta de R$300,00 com frete e taxa de importação. Pior pode ser aguardar a entrega em casa.
Podemos resolver esse problema mais rapidamente e com um custo bem inferior, você pode fazer seu Dew Shield gastando por volta de R$50,00. 
Você só vai precisar de:
  • Chapa de poliestireno preto sem brilho de 1mm de espessura. A largura e comprimento vai depender da abertura do seu OTA. No meu caso comprei uma de 1m de comprimento e 30cm de largura (usei como referência as medidas de alguns produtos vendidos no exterior).
  • Velcro. Comprei 60cm de um velcro mais largo
  • Cola (super bonder)

A chapa de poliestireno você pode encontrar facilmente na internet, já sob medida. A montagem é simples, basta colar algumas tiras do velcro de um dado e do outro da chapa como na foto.

Pronto! seu Dew Shield caseiro está feito, prático, barato e já pode ser usado. Sugiro colar algumas tiras de velcro para que você possa adaptar ao diâmetro do OTA mesmo com uma Dew heater.



Uma dica que talvez seja útil para alguns é colar uma tira de velcro em todo o comprimento interno do Dew Shield para melhor encaixar no OTA, se você achar pode escorregar durante a noite. No meu caso esse material na extremidade do tubo, próximo a lente corretora é áspero e prende bem o Dew Shield mesmo em noites com muito orvalho.

@astronomianocerrado

No comments:

Post a Comment

Astronomia, Determinismo e a boa vida

  Para você o que é ter uma boa vida? A evolução da Astronomia influenciou pensamentos materialistas como o do filósofo grego Demócrito. O...