Wednesday, August 26, 2020

Jupiter e Saturno

Agosto desse ano tem sido um mês diferente, logo após minha sessão de astrofotos na Chapada dos Veadeiros, que já não rendeu muito dada a grande nebulosidade, veio uma grande frente fria que foi se desfazendo e levando também embora as nuvens. Resolvi então montar meu SCT8 e câmera QHY5II, para fazer umas fotos planetárias. Segue o registro de dois gigantes gasosos do nosso sistema solar.

Update: Astrofotos foram atualizadas por versões melhoradas após recaptura.

Jupiter foi descoberto no inicio do século XVII por Galileu, porém como os outros planetas visíveis da Terra são observados desde o início da humanidade. Jupiter é especialmente fácil de identificar até mesmo nos céus das grandes cidades por ter um grande brilho aparente. Assim como os outros planetas, tem uma trajetória conhecida. A Ecliptica.
A pequena mancha que pode notada na foto no hemisfério sul de Jupiter é uma enorme tempestade na sua atmosfera gasosa. Apesar de parecer pequena, essa manchinha é maior que o nosso planeta.



Saturno, o planeta gasoso mais distante da Terra que pode ser observado a olho nú, também foi descoberto no inicio do século XVII por Galileu. Naquele instante já foi possível saber que haviam anéis ao entorno da sua enorme atmosfera gasosa, como comprova os primeiros desenhos de Galileu. Só mais tarde com algumas expedições da NASA foi possível entender melhor do que eram formados esses anéis, detritos de astros (asteróides, luas, etc). É possível observar na foto que sua atmosfera cria camadas de coloração diferentes, proveniente de diferentes gases e turbulências atmosféricas.



Céus limpos a todos!
@astronomianocerrado

No comments:

Post a Comment

Astronomia, Determinismo e a boa vida

  Para você o que é ter uma boa vida? A evolução da Astronomia influenciou pensamentos materialistas como o do filósofo grego Demócrito. O...