Sunday, April 25, 2021

[Review] Ioptron Ipolar vale a pena ?

 

Sim! se você, assim como eu, precisa sempre se deslocar com seu equipamento para fotografar e muitas vezes terá uma única noite para aproveitar, acho que vale cada centavo.

O Ioptron Ipolar é um um acessório para auxiliar no processo de alinhamento polar da montagem equatorial. Antes de decidir compra-lo eu tinha duas dúvidas: O quão prático realmente é e a precisão do alinhamento.

Quanto a praticidade, feito o processo de detecção do centro da janela do software do Ipolar que consiste em girar e confirmar até 3 posições do eixo de RA, o alinhamento não demora mais que 1 minuto para ser feito! Basta ajustar a posição do Ipolar representada por uma cruz, com o polo (circulo)


Com a ajuda de uma bússola que me ajuda a calcular o offset e a posição do polo sul geográfico, consigo depois ajustar o alinhamento da montagem com o Ipolar em segundos! Claro que a câmera do Ipolar precisa ter visão do polo.

E quanto a precisão do alinhamento ?

O alinhamento possui boa precisão com o polo através de plate solving, deixo um exemplo da guiagem da minha montagem como uma idéia do que esperar


Perceba que o erro de acompanhamento é realmente pequeno. Claro que isso não depende apenas de um bom alinhamento polar, mas ele é fundamental. Eu não me lembro de ter conseguido erros reduzidos assim com o uso de drift.

Portanto, se seu tempo e precioso como o meu. Acho que vale muito a pena adquirir um Ipolar. O longos períodos de alinhamento por drift vão acabar!

Céus limpos a todos!
Que comece a temporada 2021!

@astronomianocerrado

No comments:

Post a Comment

Astronomia, Determinismo e a boa vida

  Para você o que é ter uma boa vida? A evolução da Astronomia influenciou pensamentos materialistas como o do filósofo grego Demócrito. O...