Monday, April 25, 2022

Nebulosa da Carina unguided

Abrindo a temporada 2022 finalmente!

São Pedro deu uma pequena trégua aqui no cerradão goiano e tive uma janela de poucas horas para fazer uma captura. Já valeu, o objetivo principal era testar um SpaceCat que eu havia adquirido ainda em 2021 e não havia usado e mais recentemente um OAG para guiagem.

Bom, tive 50% de sucesso. O SpaceCat me surpreendeu! Estrelas com boa excentricidade  no campo todo! Fácil de transportar, leve, o foco funcionou bem usando ZWO EAF. Enfim, recomendo!

O problema foi com o ZWO OAG. Adquiri para usar com o meu C8 mas como já iria testar o SpaceCat, levei junto. Montei tudo de acordo com o recomendado pelo fabricante, usando o anéis de espaçamento indicados no manual, etc.

Durante a noite ao conectar a ZWO ASI 224 no PHD2 e tentar capturar estrelas.... nada! Apareciam uns pontinhos luminosos, que desapareciam no frame seguinte. Tentei de tudo, ajustei a posição do prisma, rotacionei o OAG, ajustei o focalizador helicoidal, ajustei o tempo de exposição, tirei novos darks, etc. Mas nada dava certo!

Por fim, para não perdeu a janela com bom tempo, capturei a Nebulosa da Carina sem guiagem.

No outro dia pela manhã, resolvi testar novamente o OAG. Vi que não conseguia foco a distância. E comecei a investigar. Troquei os anéis, mudei a posição do OAG, etc. Finalmente descobri o que era! Me parece que essas câmeras que não são as "Mini" da ZWO não podem ser usadas com o focalizador helicoidal do OAG. Quando tirei o focalizados e o adaptador da 224 e a rosqueei diretamente na base do OAG... voila! Consegui foco!

Zwo asi 224 roqueada na base do.zwo oag

Acredito que tenha sido esse o problema...mas na noite seguinte o tempo fechou e não consegui testar novamente. Ficará para a próxima.

Nebulosa da Carina. Frames de 120s. Total 2hrs.

A nebulosa de Carina (Eta Carinae) está localizada a uns 8mil anos-luz de nós. É uma das maiores nebulosas do nosso hemisfério sul, uma região de HII com intensa formação estelar. A nebulosa escura pequena conhecida como "buraco da fechadura (Keyhole)" é a nuvem de absorção no centro da Carina, 

Céus limpos a todos!

@AstronominaNoCerrado

No comments:

Post a Comment

Astronomia, Determinismo e a boa vida

  Para você o que é ter uma boa vida? A evolução da Astronomia influenciou pensamentos materialistas como o do filósofo grego Demócrito. O...