Sunday, August 4, 2019

EBA - Encontro Brasileiro de Astrofotografia, Segunda Noite

Iniciei a segunda noite com uma novidade no meu equipamento. Coloquei um filtro que isola efetivamente emissão H-Alpha, H-Beta e Oxygen II, mas ele me trouxe mais problemas durante a noite. O Plate Solve não estava funcionando corretamente, provavelmente pela aparente redução de estrelas no campo de visão e o foco estava difícil de ser alcançado. Acabei perdendo muito tempo tentando resolver esses problemas e por fim retirei o filtro. Utilizei a estrela Vega para refazer o foco. Precisei ainda melhorar meu alinhamento polar, utilizei o posicionamento relativo da montagem equatorial de um colega com a estrela polar sul, utilizamos um laser para isso. O novo alinhamento polar caiu de 4'' para 1''.



Mais uma vez o céu ficou nublado até por volta das 2 horas da manhã, tinha restando então pouco mais de duas horas para procurar um bom alvo. Dessa vez o objeto escolhido foi a nebulosa planetária NGC 7293. Foram um pouco mais de 2 horas de exposição com diferentes ISOs e tempos. Por hora sem darks, flats e bias.


Nebulosa Hélix, também conhecida como Nebulosa da Hélice ou Olho de Deus. A Hélix ou NGC 7293 é uma nebulosa planetária localizada na constelação de Aquarius e distante da Terra 700 anos-luz. Sua origem se dá há alguns milhares de anos atrás causada por uma estrela semelhante ao sol em fase final de sua vida.


@astronomianocerrado

No comments:

Post a Comment

Astronomia, Determinismo e a boa vida

  Para você o que é ter uma boa vida? A evolução da Astronomia influenciou pensamentos materialistas como o do filósofo grego Demócrito. O...