Monday, August 5, 2019

EBA - Encontro Brasileiro de Astrofotografia, Missão cumprida!

Longas horas sem dormir observando o céu e o aguardado dia havia chegado. Não só porque eu teria que dar um jeito de capturar meu objeto de céu profundo desejado, mas também porque o colega Sidney havia prometido fazer aquele costelão gaúcho no almoço. Sem dormir na noite anterior fui até a cozinha tomar meu café da manhã e lá estava ela!


Almoçamos depois de assada por unas 8hrs! Estava espetacular!
Os dois primeiros dias de EBA serviram para corrigir problemas e testar possibilidades de capturas. Sendo assim pude aproveitar poucos frames das noites anteriores, mas o equipamento estava quase 100%. Na última noite resolvi checar a colimação dos espelhos do SCT, já que na última captura de Helix ficou claro que haviam alguns problemas. Refiz a colimação mais uma vez com a ajuda do meu amigo do fundão Renato. Como o céu estava muito ruim, usamos uma luz um pouco difusa no horizonte, mas funcionou bem!
Tudo contornado, porém ainda não tinha cumprido minha missão de capturar uma galáxia 😩. O Céu não ajudou muito durante esses três dias e os alvos que eu havia planejado, na maioria das vezes já estavam muito baixos no horizonte para serem capturados quando as nuvens davam uma trégua. Lembrei que na tarde do dia anterior, um colega me apresentou uma galáxia em espiral (NGC 1365) e que estava disponível das 2 da madrugada até o nascer do sol. Pronto! era minha última chance de capturar minha galáxia.

Dessa vez resolvi fazer como manda o figurino, me planejei para tirar os tipos de frames necessários para ter uma boa amostra dessa galáxia. Um pequeno problema aconteceu durante a captura, a bateria da 6D acabou! E como eu tava dentro do carro pra fugir do frio, fiquei algum tempo sem capturar frames.Troquei bateria e pude continuar o processo.
Foram um pouco mais de 3 horas de captura empilhadas e sem processamento.

  • Lights : 38 x 300s ISO 1600
  • Darks: 10 x 300s ISO 1600
  • Flats: 10 ISO 1600
  • Bias: 10 ISO 1600


NGC 1365 é uma galáxia espiral barrada localizada na direcção da constelação de Fornax.  Ela tem cerca de 200 mil anos-luz de diâmetro. Localizada a cerca de 60 milhões de anos-luz de distância da Terra. No seu centro habita um buraco negro supermassivo de 2 milhões de massas solares. Essa estrutura curvada se dá pelo fato de que objetos orbitam o núcleo da galáxia em tempos distintos. Um giro completo é estimado em 350 milhões de anos.

Lições aprendidas:

  • EBA é um evento fantástico. Além de aprender muito você fará novas e boas amizades
  • Quando for colimar um SCT sempre volte o ponto luminoso para o centro da FOV entre um ajuste e outro.
  • Aprenda o Plate Solve, torna a noite muito mais produtiva
  • Procure ter um adaptador AC para sua câmera DSLR, vai evitar frustações com as baterias.
  • Mantenha o foco no objetivo! Persistência!


@astronomianocerrado

No comments:

Post a Comment

Astronomia, Determinismo e a boa vida

  Para você o que é ter uma boa vida? A evolução da Astronomia influenciou pensamentos materialistas como o do filósofo grego Demócrito. O...