Monday, June 14, 2021

Cabeça de Cavalo Azul

Nebulosa de reflexão Cabeça de Cavalo Azul está localizada na constelação de Escorpião e próxima a estrela Antares, que poder facilmente localizada no céu noturno. A coloração azul (na faixa dos 445nm) vem da reflexão da luz emitida pelas estrelas que a compõe, principalmente a estrela Jabbah (olho do cavalo. Jabbah é uma enorme estrela com aproximadamente 9xMsol, com temperatura superficial de 10.000 a 25.000K emitindo uma coloração azul.

Esse objeto é bastante tênue, com regiões escuras ou emitindo uma coloração verde/amarelo na faixa dos 551nm de comprimento de onda devida a abundância de Oxigênio. Difícil de enquadrar em um campo ajustado como o do meu apocromático 80mm.  Entre as idas e vindas das nuvens nesse mês de junho, consegui capturar 2h30m de sinal dessa nebulosa:

Está localizada a 400 anos-luz de distância e possui um raio de aproximadamente 40 anos-luz. O campo desse objeto é bastante grande, o ideal seria capturar com uma distância focal ainda inferior aos 480mm do meu refrator.

Céus limpos a todos!

@astronomiaNocerrado

No comments:

Post a Comment

Astronomia, Determinismo e a boa vida

  Para você o que é ter uma boa vida? A evolução da Astronomia influenciou pensamentos materialistas como o do filósofo grego Demócrito. O...