Sunday, June 6, 2021

Já era hora do C8!

Já era hora de tirar o C8 do case e coloca-lo para registrar o cosmos! Estava só aguardando o novo focalizador eletrônico chegar para esse OTA começar a ocupar espaço novamente no bagageiro da rural 😀.


Tive uma ótima experiência com o ZWO EAF que instalei recentemente também no refrator 80mm e portanto resolvi comprar mais um com o bracket para C8. Instalação sem maiores problemas, o novo EAF agora não precisa mais de fonte 12v e pode ser usado diretamente na porta USB da câmera.


Como já levei o focalizador instalado, joguei ele para a posição 0 (inwards) e fui movendo 1000 steps outwards para tentar achar um foco grosseiro antes de iniciar o processo de autofocus, mas não consegui. Resolvi então afrouxar os parafusos e manualmente encontrei o foco grosseiro, reapertei tudo e ai a coisa funcionou de acordo.


Galáxia Centaurus A. Localizada na constelação de Centaurus, essa galáxia lenticular possui um tamanho aproximado de metade da Via Láctea e está distante de nós 13 milhões de anos-luz. Usando o Telescópio Espacial Spitzer os cientistas confirmaram que Centaurus A está atravessando uma colisão galáctica devorando uma galáxia espiral.



Galáxia do Sombrero. Essa espiral está ainda mais distante de nós, cerca de 30 milhões de anos-luz e é ainda menor que a Centaurus A. Esse nome foi dado a ela pois aparenta um chapéu.



Nebulosa Trifida. Esse é um objeto interessante pois apresenta uma nebulosa de emissão (vermelho), reflexão (azul) e nebulosa escura (as lacunas na nebulosa de emissão). Situada na constelação de Sagitário, pode até ser identificada a olho nu em um céu bem escuro.

Céus limpos a todos!
@astronomianocerrado

No comments:

Post a Comment

Astronomia, Determinismo e a boa vida

  Para você o que é ter uma boa vida? A evolução da Astronomia influenciou pensamentos materialistas como o do filósofo grego Demócrito. O...