Monday, August 2, 2021

ARP 271 e a Supernova 2021pfs

Este é um mundo distante. Localizado nos confins do universo observável com mais de 13 bilhões de anos de idade, ARP 271 é a designação dada a duas galáxias (NGC5426 e NGC5427) que estão interagindo a 60mil anos luz de distância uma da outra.  É possível notar que já há uma troca de gases/matéria entre elas, formando mais estrelas jovens e quentes dando essa tonalidade azul no braços da espiral.

Esse é um alvo bastante tênue e com tamanho aparente bastante pequeno para o equipamento que possuo, mas resolvi captura-lo para registrar aqui um supernova que foi descoberta em Junho desse ano pelo Zwicky Transient Facility (ZTF).

A Supernova 2021pfs é do tipo Ia e possui magnitude 14, acontece em um sistema binário de estrelas. Geralmente uma anã branca que está atraindo gases de sua companheira gigante vermelha. O acúmulo desse material vai aumentando a massa da anã e então ao ultrapassar o limite crítico de 1.44 massas solares, acontece a supernova.

Foram 5 horas capturando sinal desses mundos distantes!

NGC5426 e NGC5427

ARP271 e SN 2021pfs

Céus limpos a todos!
@astronomiaNoCerrado

No comments:

Post a Comment

Astronomia, Determinismo e a boa vida

  Para você o que é ter uma boa vida? A evolução da Astronomia influenciou pensamentos materialistas como o do filósofo grego Demócrito. O...