Tuesday, July 13, 2021

Encontro de Astrofotografia na Chapada dos Veadeiros - Noite 3

O nascer e o pôr do sol nessas terras de altitude goianas são igualmente belos!

O sol surge no horizonte abrindo nosso terceiro e último dia!

Estive na companhia do amigo Renato durante esse encontro e  que mais uma vez foi companheiro de bons papos! Esse refletor 200mm estava com ele, depois acessem @renatosouza82 para olharem também suas capturas.

Meu equipamento durante essas três noites:

  • OTA: C8
  • MONTAGEM: CEM60
  • CÂMERA DE CAPTURA: Zwo Asi 2600MC
  • CÂMERA DE GUIAGEM: Zwo Asi 224
  • GUIDER: Zwo GuideSpoce 280mm
  • FOCALiZADOR; Zwo EAF
  • REDUTOR: 0.63x

A idéia foi aproveitar os 1274mm efetivos desse setup para capturar astros com tamanho aparente reduzido. Para essa noite segui com o plano!

Essa é a Galáxia do Redemoinho  M51 e sua companheira menor NGC5195 na constelação de Cães de Caça, localizada próxima a Ursa Maior. Acredita-se que seus braços espirais sejam compridos devido a interação entre as duas galáxias. Recentemente se especulou sobre a possibilidade de cientistas terem descoberto o primeiro exoplaneta fora da Via Láctea, foi batizado de M51-ULS-1b.


Nebulosa Planetária Helix, apelidada de "Olho de Deus" devido ao seu formato, é resultado de gases sendo liberados de uma estrela de pouca massa em fase final de sua vida.



E para fechar com chave de ouro, na minha opinião uma das galáxias mais bonitas: Escultor! Possui um raio aproximado de 45mil anos-luz e está localizada a 12 milhões de anoz-luz de nós. Por ser uma das galáxias mais próximas tem sido alvo de cientistas na busca por galáxias anãs. Recentemente foram encontradas Donatiello II, III e IV próximas a Escultor.


Céus limpos para todos
@astronomianocerrado

No comments:

Post a Comment

Astronomia, Determinismo e a boa vida

  Para você o que é ter uma boa vida? A evolução da Astronomia influenciou pensamentos materialistas como o do filósofo grego Demócrito. O...