Sunday, July 11, 2021

Encontro de Astrofotografia na Chapada dos Veadeiros - Noite 1

E lá vamos nós mais uma vez para a Chapada dos Veadeiros passar frio e dormir pouco 😀! Adicione muito papo, boas risadas e uma boa dose de apreciação do céu e você terá uma idéia desse encontro de amigos e colegas entusiastas da astronomia e astrofotografia.

Foram 3 noites de capturas de diversos tipos de astros: Galáxias, Nebulosas de Emissão, Nebulosas Planetarias, Aglomerados e uma dose de observação em um telescópio muito bem apelidado de Olhão! 

Deixarei aqui um total de 3 posts com minhas capturas durante esse encontro!

Omega Centauri é um aglomerado de milhões de estrelas, estimas-se ter uma massa correspondente a aproximadamente 5 milhões de massas solares. Pode ser um objeto remanescente, resultado da captura de uma pequena galáxia próxima a Via Láctea.

É um objeto de céu profundo que pode ser visto a olho nú em um céu escuro como o da Chapada dos Veadeiros. A curiosidade é em relação a sua provável trajetória, acredita-se que sua trajetória não acompanha o movimento dos braços da Via Láctea, sua trajetória possui um ângulo que faz com que Omega Centauri atravesse os braços da nossa galáxia.

A Nebulosa de emissão Crescente está localizada na constelação do Cisne e é  resultado das ondas de colisão de ventos estelares com diferentes velocidades oriundos da estrela HD192163.

O Olhão 


Céus limpos a todos

@astronomiaNoCerrado

No comments:

Post a Comment

Astronomia, Determinismo e a boa vida

  Para você o que é ter uma boa vida? A evolução da Astronomia influenciou pensamentos materialistas como o do filósofo grego Demócrito. O...