Monday, July 12, 2021

Encontro de Astrofotografia na Chapada dos Veadeiros - Noite 2

Com o sol indo se esconder atrás do Morro da Baleia, entramos na segunda noite! Mais uma vez as nuvens foram embora e logo chegou o frio. Pegamos temperaturas de 6/7 graus.

A noite hoje está reservada para as galáxias. Os 1274mm de distância focal do C8 com redutor são perfeitos para esse tipo de objeto. Fui atrás de duas pequenas galáxias (NGC4567 e NGC4568) que estão em rota de colisão e irão se fundir. São galáxias espirais que fazem parte do grupo local de galáxias em Virgem


Ainda nesse campo de visão é possível notar a presença de mais duas pequenas galáxias desse grupo de Virgem, que deixo identificadas nessa imagem.


Após 3 horas capturando sinal das galáxias em colisão, sigo para uma galáxia espiral na constelação do Pavão. A aparência da nossa Via Láctea seria muito semelhante a NGC6744. A região central em cor mais amarelada é formada principalmente de estrelas mais velhas e frias, ao contrário dos braços de cor mais azulada que possui estrelas mais jovens e quentes. Assim como a Via Láctea que possui a grande Nuvem de Magalhães como uma galáxia satélite, a NGC6744 também possui e pode ser observada nessa imagem (uma pequena nuvem mais abaixo da galáxia no sentido do canto inferior direito)

Céus limpos a todos!

@astronomiaNoCerrado


2 comments:

  1. Rapaz o detalhe da "Nuvem de Magalhães" em outra galáxia achei formidável!

    ReplyDelete
  2. Que bom que gostou Renato! Legal que mesmo sendo um detalhe sutil, deu pra verificar na foto!

    ReplyDelete

Astronomia, Determinismo e a boa vida

  Para você o que é ter uma boa vida? A evolução da Astronomia influenciou pensamentos materialistas como o do filósofo grego Demócrito. O...